Geral

DIREITO GV está com inscrições abertas para mestrado em Direito e Desenvolvimento

As entrevistas serão agendadas no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2011. Os candidatos aprovados nas fases anteriores do Processo Seletivo e os candidatos à Bolsa de Formação Pré-Acadêmica serão convocados para entrevista, com uma comissão de professores do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO GV.

Em parceria com a Fundação Carlos Chagas serão oferecidas bolsas de estudos para promoção de equidade e diversidade. Inscrições vão até 17 de outubro

São Paulo, 19 de agosto de 2011 – Já estão abertas e vão até o dia 17 de outubro as inscrições para o programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV). A escola mantém a parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC) no oferecimento de bolsas de estudo, desde que atendam os seguintes critérios:

1 – socioeconômico, étnico-racial, de gênero ou regional;

2 – apresentar projetos de pesquisa a temas relacionados a direito à educação, direitos sexuais e reprodutivos, questões étnico raciais, democracia, desigualdades e discriminação de gênero, desde que se enquadrem na linha de pesquisa e na área de concentração do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO GV.

A Bolsa Fundação Carlos Chagas foi instituída em 2010 com o objetivo de ampliar a diversidade de alunos do Programa de Mestrado da DIREITO GV e incentivar o estudo de temas de interesse da Fundação Carlos Chagas.

Para o processo seletivo de 2012, a DIREITO GV e a FCC criaram, também, uma Bolsa de Formação Pré-acadêmica, que será oferecida a candidatos que apresentem um potencial acadêmico, mas que precisam aprimorar os seus conhecimentos em língua inglesa e melhorar os seus projetos de pesquisa. Essa bolsa será destinada a candidatos que não conseguiram aprovação para o processo seletivo do Mestrado em 2012 e se comprometam a passar pelo processo seletivo de 2013.

“A parceria com a Fundação Carlos Chagas é fundamental para aumentar a diversidade de projetos e de acadêmicos de diferentes formações e, consequentemente, enriquecer o programa de Mestrado”, explica Luciana Gross Cunha, coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO GV.

De acordo com Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, a Bolsa Fundação Carlos Chagas indica que é possível articular justiça social e mérito, representa uma forma de tornar o acesso à pós-graduação mais democrático, inclusive em instituições privadas.

“A abertura do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO GV a uma proposta de ação afirmativa na pós-graduação nos parece coerente com o propósito de uma área de concentração como a de Direito e Desenvolvimento: é necessário conhecer a forma como as instituições ligadas ao Direito atuam e quais são as conseqüências políticas e sociais dessa atuação e como impactam na realização da justiça social. Entendemos que os critérios propostos pela Fundação Carlos Chagas para a concessão da Bolsa podem contribuir para pesquisas e discussões que reflitam a complexidade da realidade social brasileira, marcada por desigualdades históricas. Conceitos como direitos humanos e justiça social precisam estar incorporados à noção de desenvolvimento de qualquer nação”, explica Sandra.

Condições de Inscrição

De 15 de agosto a 16 de setembro, o valor da taxa de inscrição será de R$ 150,00. A partir das 18h de 16 de setembro até 17 de outubro, quando se encerram as inscrições, o valor vai a R$ 200,00. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.fgv.br/processoseletivo.

Para a inscrição, os candidatos precisam entregar à organização do processo os seguintes documentos:

1.      Ficha de inscrição, preenchida, assinada, com foto 3×4 (não serão aceitas fotos escaneadas)

2.      Cópia do comprovante de pagamento de inscrição

3.      Cópia do Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (para o candidato que tenha o certificado e queira ser dispensado da prova de língua inglesa)

4.      Curriculum Vitae (preenchido no ato da inscrição pela Internet e assinada pelo candidato

5.      Carta de Apresentação (preenchida no ato de inscrição pela internet e assinada. O documento deve conter: as razões pelas quais o candidato se considera em condições de cursar o Mestrado; o motivo da escolha do programa e da linha de pesquisa; temas de interesses de pesquisa dentro do escopo da linha de pesquisa)

6.      Projeto de pesquisa (conforme especificações do edital)

7.      Histórico escolar do curso de graduação

8.      Termo de solicitação da Bolsa Mario Henrique Simonsen

9.      Termo de solicitação da Bolsa Fundação Carlos Chagas (exclusivamente para os candidatos que desejam concorrer à Bolsa Fundação Carlos Chagas)

O processo seletivo é composto de quatro fases:

1.      Prova de língua inglesa;

2.      Prova de conhecimentos específicos

3.      Projeto de pesquisa

4.      Entrevista

A aprovação das duas primeiras etapas é pré-requisito para a participação das fases subseqüentes.

As provas de língua inglesa serão realizadas na sede da DIREITO GV, no dia 06 de novembro, das 9h às 12h. Também em 06 de novembro, das 14h às 17h, ocorre a prova de conhecimentos específicos.

Os resultados da prova de língua inglesa e de conhecimentos específicos serão divulgados pela internet no dia 21 de novembro, assim como a relação de datas, horários das entrevistas, que deverão ocorrer na sede da DIREITO GV (r. Rocha, 233, Bela Vista).

As entrevistas serão agendadas no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2011. Os candidatos aprovados nas fases anteriores do Processo Seletivo e os candidatos à Bolsa de Formação Pré-Acadêmica serão convocados para entrevista, com uma comissão de professores do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO GV.

A divulgação final dos aprovados no processo seletivo, dos beneficiados com a bolsa Carlos Chagas e com a Bolsa de Formação Pré-Acadêmica será no dia 16 de dezembro, a partir das 18h.

A matrícula será realizada no dia 02 de fevereiro de 2012, na sede da DIREITO GV.

Todas as informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas no site www.fgv.br/processoseletivo.

Comentar

You must be logged in to post a comment Login

Comentar

destaque

To Top