Manchetes

Por racismo, Joaquim Barbosa aciona a Justiça contra Ricardo Noblat

Joaquim Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, encaminhou uma denúncia ao Ministério Público (MP) em que acusa o jornalista Ricardo Noblat, colunista de O Globo, de ter atacado sua honra e ter cometido os crimes de racismo, injúria e difamação em texto publicado pelo veículo em agosto.

Após analisar a representação, o MP enviou à Justiça Federal do Rio de Janeiro uma denúncia criminal contra o jornalista nessa quarta-feira, 19, pedindo que ele seja condenado por crimes contra a honra e delito racial. As penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão. As informações são da Folha de São Paulo.

Intitulado “Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é?”, o artigo de Noblat foi veiculado na internet e no jornal quatro dias após uma discussão entre Barbosa e seu vice, Ricardo Lewandowski. No texto, o colunista faz menção ao fato do presidente do STF ser negro e diz que para entendê-lo é necessário acrescentar “a sua cor”.

“Joaquim foi descoberto por um caça-talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e… negro”, diz um trecho, onde Noblat fala sobre indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quinta-feira, 20, o jornalista disse que ainda não foi notificado sobre o caso.

 

FONTE: Comunique-se

(Imagem: Agência Brasil)

Comentar

You must be logged in to post a comment Login

Comentar

destaque

To Top