Revista Piauí chega às bancas em sua edição 75

Publicado por: redação
06/12/2012 10:44 AM
Exibições: 145

São Paulo, dezembro de 2012 – A Revista piauí chega a sua 75ª edição, com distribuição nas bancas de todo País. A capa traz ilustração do artista japonês Tatsuro Kiuchi, além de destaque para matérias sobre a transposição do Rio São Francisco, as investigações da Operação Caravela da Polícia Federal, um perfil de Cristina Kirchner e os quadrinhos de Caco Galhardo e Reinaldo Moraes. Para a divulgação do exemplar, a piauí tem campanha publicitária assinada pela Loja Comunicação. As ações criadas pela agência contemplam anúncios para mídia impressa, spot de rádio e filme (confira aqui).

Como destaque de capa, o periódico mensal traz matéria assinada por Paula Scarpin na qual a jornalista apresenta um panorama das obras de transposição do Rio São Francisco. O projeto de proporções extraordinárias, que saiu do papel em 2007, é fruto da gestão do governo Lula, numa tentativa de minimizar as mazelas ocasionadas pela seca no Agreste e Sertão dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Ainda que a promessa seja de garantir o melhor abastecimento de água para aproximadamente 12 milhões de habitantes de 390 municípios da região, desde sua implantação diferentes opiniões alimentam longas discussões sobre a utilidade da transposição e os efeitos colaterais ao meio ambiente ocasionados por ela. Na reportagem, Paula Scarpin relata em detalhes trechos das obras que se encontram paralisadas, em contra partida de outros que caminham de vento em popa.

Já Consuelo Dieguez, retoma as investigações da Operação Caravela, executada pela Polícia Federal, em 2005. Na ocasião, a até então gloriosa ação, desmantelou uma quadrilha internacional de tráfico de drogas, realizando uma das maiores apreensões de cocaína do estado do Rio de Janeiro: 1,6 toneladas da droga, vindas diretamente da Colômbia, foram encontradas num frigorífico da Penha e tinham como destino final a Europa. A quadrilha planejava exportar a droga para o exterior maquiada dentro de 50 toneladas de bucho de boi. Escândalo na alta sociedade carioca, a Operação Caravela desmascarou o esquema comandado pelos sócios do famoso restaurante Capricciosa, que na época também apreendeu 2 mi de reais frutos de desvio de dinheiro e tráfico de entorpecentes. Inicialmente considerado um trabalho louvável, a ação comandada pela PF terminou como um grande fiasco: tanto a droga quanto o dinheiro sumiram da Superintendência da Polícia Federal.

Ainda na piauí deste mês, é apresentado um perfil da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Graciela Mochkovsky e Gabriel Pasquini mostram a metamorfose sofrida por ela no poder: a governante antes vista como uma figura discreta, atenta e profissional, ao longo dos anos à frente do governo argentino, passou a adotar um visual exuberante em seus trajes e maneira de se maquiar. Conhecida como herdeira do peronismo, célebre por adotar severas medidas para cercear os meios de comunicação argentinos, Cristina frequentemente trava brigas com o jornal Clarin. Ainda no perfil de Kirchner, os repórteres relatam como a atual presidenta se portou diante da morte de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner.

O cartunista Caco Galhardo, junto com o escritor paulista Reinaldo Moraes, mostram os riscos sofridos pelos casais de recorrerem à internet afim de incrementarem a relação conjugal: nos quadrinhos, Caco e Reinaldo, mostram a história do marido que ao comprar um par de óculos mágico via web, passa a enxergar sua mulher transformada na diva Brigitte Bardot e ao final, para vingar-se, ele tem os óculos roubados pela esposa.

Ficha técnica

Agência: Loja Comunicação

Anunciante: Revista Piauí

Produto: Piauí 75

Redação: Alan Markenson

Direção de Arte: Henrique Parada

Direção de criação: Marcelo Giannini

Atendimento: Renata Boaventura

Aprovação: João Moreira Salles

Animação: Décio Carlos Savelli Gomes

Direção: Décio Carlos Savelli Gomes

Produtora: Cinerama Brasilis

Produtora de Som: Zuêra

SOBRE A REVISTA PIAUÍ

A piauí  é uma revista para quem gosta de ler. Para quem gosta de histórias com começo, meio e fim. Conta histórias de pessoas, homens e mulheres de verdade. Ela relata como as pessoas vivem, amam e trabalham, sofrem ou se divertem. Como enfrentam problemas e como sonham. A periodicidade mensal permite que aprofunde os assuntos, em vez de resumi-los, e também para que o acabamento, tanto na escrita como na apresentação gráfica, seja caprichado. A revista foge dos clichês e não tem preferências nem restrições temáticas, política ou ideológicas. Cobre qualquer assunto que uma reportagem possa tornar interessante: política, literatura, economia, televisão, arquitetura, cinema, futebol etc.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: