Sindicato dos Médicos de São Paulo se prepara para mobilizações em abril

Publicado por: redação
11/02/2014 01:31 AM
Exibições: 158
Em reunião realizada pela Comissão Nacional Pró-SUS, no mês de janeiro, foi aprovado o indicativo de protesto dos médicos, tendo a semana do dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) como referência para o início das mobilizações. Para o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e avaliação geral do movimento, permanece o descontentamento com as condições de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), com o subfinanciamento do setor e com o desrespeito do Governo Federal com a classe. Entre as reivindicações, estão a melhora do financiamento do SUS, com a aprovação do Projeto de Lei de iniciativa popular que vincula 10% da receita bruta da União para a saúde (Saúde+10) e a criação da Carreira de Estado para o médico e outros profissionais.

O presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, acredita que o sucateamento da saúde pública não se dá apenas por leitos vazios e falta de médicos gerada por baixos salários. “Faltam recursos básicos, como diversos tipos de insumos, materiais, instrumentos, aparelhos para exames, membros da equipe multidisciplinar (enfermeiros, auxiliares e outros profissionais), plano de carreira adequado e, principalmente, uma determinação política por parte do governo que encare a saúde como prioridade”.

Ainda de acordo com Carvalhaes, o SUS é hoje a única opção de atendimento para 145 milhões de pessoas, além de ser referência em atendimentos de alta complexidade como no tratamento do câncer e de coração; e um dos maiores sistemas públicos em transplante do mundo. “Precisamos do apoio da população nesta luta por um SUS que esteja efetivamente ao alcance de todos.”

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags:

Mais vídeos relacionados