Livro: Tratado de Direito Constitucional - Vol. 2

Publicado por: redação
09/04/2014 10:21 PM
Exibições: 173
Lançado pela editora Elsevier, o livro Tratado de Direito Constitucional, Vol. 2 reúne diversos autores renomados para discutir o constitucionalismo moderno. O segundo volume da obra trata da Constituição no século XXI e traz o que há de mais atual no âmbito das teorias constitucionais contemporâneas.

O título, também disponível na versão e-book, mostra a íntima ligação entre Teoria do Direito, Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Sociologia e Filosofia Política, e tenta fornecer subsídios para se refletir sobre o papel da Constituição no século XXI, revisitando algumas de suas finalidades e problematizando outras.

A leitura da obra permite, independentemente de qual teoria jurídica, política ou sociológica que se adote, enxergar o ponto cego, a parte do objeto – Constituição, política e sociedade – que interpretamos e que geralmente fica oculta.

Segundo os autores, o objetivo do livro é percorrer propostas sobre o modelo constitucional para o século XXI. Para isso, existem inúmeras discussões até sobre a própria sobrevivência da Constituição, objetivando explicar até que ponto a globalização afeta o constitucionalismo.

“Um traço comum a vários textos da obra é descortinar a abertura do Direito. No atual estágio de arte da teoria jurídica, propõem-se modelos diversos para lidar com os desacordos interpretativos, um problema intensificado com os textos constitucionais, indeterminados na origem e que tratam de questões que afetam pessoas com cosmovisões diferentes. Se o debate acadêmico se mostrar fértil no dissenso, a obra terá cumprido seu papel”, disseram os autores.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: