Brasil vive ditadura de opiniões

Publicado por: redação
08/06/2015 10:21 PM
Exibições: 54
Advogado Fernando Damiani acredita que o País está preso ao acreditar somente em um segmento, sendo contrário a qualquer tipo de divergência

 As últimas eleições brasileiras foram marcadas por uma série de debates e opiniões divergentes entre os candidatos de direita e esquerda, tanto na corrida presidencial, quanto governamental. O mesmo ocorreu com os eleitores, insatisfeitos com o governo, realizaram protestos, caminhadas e marchas para expressarem suas opiniões. O advogado Fernando Damiani, proprietário do escritório Damiani Advogados, acredita que o não aceitar a opinião contrária é a grande ditadura que o Brasil vem enfrentando: “eu entendo que a ditadura não pode ser compreendida apenas como sendo o querer ou não um regime militar, querer a direita ou a esquerda no poder, pois que estas situações, em razão da nova realidade política do Brasil, sequer se apresentam claramente”.
Para o advogado, o que deve-se combater é a ditadura de uma ideia única, de uma opinião única, de um governo único, de uma sociedade única. Damiani acredita que essa ideia de que, só um lado está certo, nasce da intolerância e do desrespeito e deve ser banida para o bem do país. Segundo o especialista é necessário que todos possam expressar seus conceitos e aceitar a ideias contrarias sem perder o respeito: “temos que reinventar uma nova forma de viver em sociedade, numa condição em que, respeitada a legislação vigente, haja espaço para todas as manifestações e posturas, ainda que com elas não se concorde”, explica Damiani, que cita como exemplo o caso do deputado Marco Feliciano. O advogado afirma que o parlamentar possui o direito de não concordar com o casamento homossexual, como também os defensores da existência de liberdade de relações afetivas baseadas na diversidade, também possuem o mesmo direito de se expressar contrários ao ideal do deputado.

Segundo Fernando Damiani, não se pode admitir o que vem ocorrendo no Brasil atualmente, onde as pessoas não toleram e não respeitam a opinião contrária dos outros, querendo de qualquer maneira convencer a todos de que somente o seu lado esta correto. “Isto sim é uma odiosa ditadura”, afirma.

De acordo com Damiani, para crescer como pessoas e formar uma sociedade justa e sã, deve-se aprender a respeitar o oposto e a diversidade, caso contrário, não importa o quanto se diga ou se marche contra um Governo. Na verdade, com esta postura, se está inconscientemente, contrariando a si mesmo e caminhando rumo à intolerância e ao desrespeito.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Damiani Advogados
Jornalistas: Aline Wolff e Patrícia Jardim

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados