Consumidores caçam indenizações

Publicado por: redação
10/08/2010 10:17 PM
Exibições: 130
Homem processo: consumidores caçam indenizações



A cada dia as filas nos Juizados Especiais ficam maiores, com consumidores que processam tudo e todos. Esta se tornou uma forma que o cidadão comum conseguiu para quitar dívidas e ganhar um extra no fim do mês. O que preocupa as grandes organizações é que já tem gente vivendo disso, processando editoras que mandaram revistas sem pedir, bancos por ficar muito tempo na fila, entre outras. São muitos processos e pouca gente preocupada com a saúde financeira das instituições.



A Lei 9.099/95 tornou efetivo o acesso à justiça para os mais necessitados através de uma “Justiça rápida e barata”, mas também fez surgir uma verdadeira “caçada às indenizações”. Sem custos e sem riscos, através dos Juizados Especiais, muitos passaram a aventurar-se ajuizando ações por qualquer motivo. Para o advogado Paulo Maximilian, do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, dá exemplo de casos:



“É notável o aumento dos pedidos de danos morais por diversos motivos, como por exemplo, o de um consumidor que demandou em face de um banco pelo fato de o ar-condicionado da agência estar com defeito, o caso de uma senhora que foi assaltada na rua - mas havia passado minutos antes numa agência bancária-, ou ainda o de um cidadão que achou o banco muito cheio num dia de recebimento de aposentadoria”, comenta Maximilian.





Serviço:



Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados: Rua da Assembléia, nº 98,
5º, 7º e 17º andares - Centro. CEP 20011-000. Tel. (21)3970-7200 Fax (21)3970-7211. www.cgvadvogados.com.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias: