Comunicação visual faz diferença no contexto jurídico

Publicado por: redação
29/03/2011 11:00 PM
Exibições: 157

Comunicação visual faz diferença no contexto jurídico

No mercado altamente competitivo que os escritórios de advocacia se encontram, o sucesso do empreendimento vai além do conteúdo e comunicação é a palavra-chave

A credibilidade de um escritório de advocacia muitas vezes é questionada pela carteira de clientes ou pelo número de causas ganhas. Seja por indicação de um amigo ou pelo status que o escritório apresenta comunicar-se bem será uma premissa importante para contemplar essa conquista. Mas de que forma diferenciar seu negócio, conquistar um lugar de destaque e sair do tradicional “associados”?

Um conjunto de fatores pode fazer a diferença na conquista de um novo cliente. Profissionalismo, responsabilidade, boa localização e ótima estrutura são essenciais. Mas talvez ainda não tenha passado pela cabeça do empreendedor do direito que o escritório, assim como qualquer outra atividade no mercado, necessita de uma identidade, uma marca para que os clientes e futuros clientes consigam associar o trabalho desenvolvido à marca do escritório. Isso, claro, sem perder a formalidade que a área jurídica ostenta e respeitar as regras estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, o qual ressalta que o profissional do direito não vende produto, mas presta serviço especializado à população.

E por mais que a classe jurídica tenha algumas restrições, saber apresentar o escritório de forma clara, com conteúdo personalizado é algo que difere um negócio de outro. A disciplina na hora de escolher o material adequado a realidade do escritório e público-alvo faz toda a diferença.

“Seja o cliente ou o profissional, ambos estão em busca de uma referência para trazer resultado, portanto, é necessário alinhar a mensagem à identidade do escritório e criar um plano de comunicação estratégico”, esclarece Hélio Moreira, diretor da NewGrowing Design & Branding.

Para o especialista em gestão de marcas existem algumas etapas para montar ou manter a solidez do negócio como: qualidade no atendimento, decoração e arquitetura, mas, além disso, a comunicação é um investimento importante e que pode trazer resultado em curto prazo. “Utilize uma nomenclatura que transmita a raiz do escritório, o conceito e os diferenciais. Seja para criar uma identidade visual nova ou para renovar uma identidade envelhecida esse é um processo evolutivo e natural, uma barreira para superar e transformar um mercado que aos poucos está investindo nesse diferencial. Não se pode ignorar as tendências do mercado”, conclui Moreira.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: