Ex-vereador Cristiano Girão chega ao presídio federal de Campo Grande

Publicado por: redação
01/02/2010 07:14 AM
Exibições: 48
Ex-vereador Cristiano Girão chega ao presídio federal de Campo GrandeBrasília, 29/01/10 (MJ) – A penitenciária federal de Campo Grande (MS) recebeu, nesta quinta-feira (28), o ex-vereador e bombeiro Cristiano Girão, a pedido da Justiça Estadual do Rio de Janeiro. Ele estava no Grupamento Especial Prisional de São Cristóvão e foi removido em vôo comercial, sob forte escolta e acompanhamento do próprio diretor da penitenciária, Washington Clark.
 
Cristiano Girão Matias foi preso em dezembro de 2009 na Câmara Municipal carioca, acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo o Diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Salles Damázio, todas as unidades construídas pelo Ministério da Justiça estão aptas a receber criminosos de qualquer perfil e, com isto, apoiar a gestão dos estados na questão prisional.
 
Penitenciárias federais contra o crime organizado 
Há três anos, o Ministério da Justiça inaugurou em Catanduvas (PR) o primeiro presídio federal de segurança máxima. Hoje, são quatro unidades operando no país, que incluem as cidades de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). A quinta começará a ser erguida em breve no DF, com licitação prevista para este semestre.

Aproximadamente 650 presos de alta periculosidade, como líderes de facções criminosas, já passaram ou estão sob custódia do Governo Federal. A infra-estrutura das penitenciárias impede qualquer possibilidade de fuga ou rebeliões. São 12,7 mil metros quadrados de área construída com arquitetura prisional diferenciada.

Cada unidade possui 208 celas individuais, divididas em quatro vivências (pavilhões), mais 12 de isolamento para os presos recém-chegados ou que descumprirem as regras. Duzentas câmeras de vídeo reforçam a segurança 24 horas por dia. As imagens são enviadas em tempo real para duas centrais de monitoramento: uma na sala do diretor e outra no setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília.
Fonte: MJ

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: