Exerça sua cidadania através das redes sociais

Publicado por: redação
04/11/2011 09:00 AM
Exibições: 23

As redes sociais têm ajudado a provocar grandes revoluções no mundo todo, por ser um meio de diálogo e envolvimento entre as pessoas com os mesmos interesses, se tornando ferramentas fundamentais no envolvimento das pessoas no exercício da cidadania.

Comentários e críticas, podem ser compartilhados nas mídias sociais, de forma anônima ou abertamente, com força e rapidez. Exemplo disso ocorreu recentemente, quando pessoas compartilharam através de seus perfis do Facebook e Twitter uma foto com a placa de um veículo, juntamente com uma mensagem que dizia que o seu usuário estacionou em uma vaga reservada ao uso de deficientes.  Quando questionado, respondeu que não iria retirar o veículo, pois estava atrasado para o cinema. O cidadão indignado recorreu as redes sociais para divulgar esta falta de respeito e pouco caso com os deficientes. O direito a cidadania foi exercido através das redes sociais e alcançou um grande número de pessoas que compartilhou desta indignação.

De acordo com Eddie Gomes, da Mesa de Marketing,  a repercusão do caso do uso indevido da vaga a deficientes, foi mais um exemplo de um movimento fortalecido através do Facebook e do Twitter, mostrando um processo de cidadania com força e rapidez onde é possível evidenciar o grande potencial das comuinidades online, cada vez mais participativas, contribuindo para mobilizações sociais sobre o exercício da cidadania com acesso as informações através das redes.

Para o especialista em redes sociais, todos nós podemos tomar a iniciativa de cidadania através de uma participação nas plataformas sociais. "As redes sociais trazem a informação descentralizada e, causas sociais, frequentemente têm muito engajamento", conclui.

Saiba como "causar" nas redes sociais

1. Se você está interessado em promover uma causa social nas redes, o ideal é primeiramente escolher uma hashtag para ser utilizada no Twitter, é uma forma de divulgar a sua causa.
2. No Facebook, quanto mais participação você tiver nas causas de seus amigos, mais eles também participarão da sua causa. Funciona como uma reciprocidade.
3. Cuidado, não saia compartilhando tudo o que você ver na rede, antes avalie a procedência da informação, para não ficar repassando uma falsa verdade.
4. Quando for divulgar a sua causa, sempre assine com seu nome completo e coloque seu e-mail de contato, esse pequeno gesto, demostra a procedência da sua causa. As pessoas tendem a compartilhar mais notícias com a identificação completa do autor.
Eddie Gomes

Mesa de Marketing

Especialista em Marketing, com aperfeiçoamento em Mídias Sociais e Inovação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
É formado pela Gold Coast school of real estate, Florida, EUA. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, já atuou como gerente comercial para incorporadoras, construtoras e Grupos de Investimentos.
Possui experiência internacional em empresas globais e latino-americanas, com soluções de negócios relacionadas à estratégia, tecnologia e marketing.
Formado em Assessoria de Imprensa pelo SENAC/SP, de onde utiliza técnicas para atuação nas Mídias Sociais e campanhas de planejamento corporativo.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: