Química para desvendar crimes

Publicado por: redação
17/06/2010 12:09 AM
Exibições: 93

Química para desvendar crimes

Perícia científica é área promissora para químicos e profissionais de formações correlatas

A utilização da tecnologia para desvendar crimes é uma tendência cada vez mais visível no Brasil. Segundo Márcia Guekezian, coordenadora de Especialização em Perícia Científica do Mackenzie, essa área é promissora e oferece ótimas oportunidades para profissionais de diversas formações.

De acordo com a professora, cada vez mais, a perícia é utilizada para desvendar crimes ou mesmo para elucidar acidentes causados por diferentes razões. “O perito pode atuar tanto na polícia científica estadual e federal, quanto na própria área ambiental. Sem dúvida alguma, é um ramo de atuação muito valorizado atualmente”, avalia.

Márcia coordena, desde 2008, a Especialização em Química da Perícia Científica. Com inscrições abertas até o dia 21 de junho, o objetivo do curso é proporcionar uma formação aprofundada na área de química forense, capacitando os participantes para elucidar crimes e acidentes e, dessa forma, reduzir o tempo na investigação e solução de processos.

A Especialização do Mackenzie é uma das poucas atividades de formação no setor. “Nesta área, não temos conhecimento de cursos lato sensu em São Paulo, pois o grande diferencial da especialização é a parte experimental que existe em algumas disciplinas nas quais o aluno pode verificar a instrumentação analítica utilizada no cotidiano da profissão”, destaca Márcia.

Além de examinar elementos como efeito de entorpecentes e a comprovação de autoria de crimes, os crimes ambientais também serão estudados. Num derramamento de resíduos industriais em rios, por exemplo, o químico forense pode avaliar quais resíduos foram descartados, auxiliando na busca pelas empresas responsáveis.

Podem participar da especialização graduados em Química, Farmácia, Engenharia Química, Bioquímica e áreas afins. Com um ano e meio de duração, o curso pretende contribuir com a formação de profissionais que já atuam ou pretender atuar na perícia. “Com o mercado aberto na área, pretendemos dar subsídios para a formação de peritos aptos a atuarem em diversos casos. Além disso, os formados certamente estarão qualificados para prestar concurso para as áreas de perícia da Polícia Federal, das polícias estaduais e de órgãos de defesa ambiental”, destaca Márcia.

Serviços

Especialização A Química da Perícia Científica

Inscrições: até 21 de junho

Informações: http://www.mackenzie.br/quimica_peric_cientifica.html

Contato: 2114-8765

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: