Segunda e terça de carnaval podem ser descontados pelas empresas

Publicado por: redação
28/02/2011 06:00 AM
Exibições: 29
Segunda e terça de carnaval podem ser descontados pelas empresas, lembram advogados trabalhistas

Entre todos os feriados, o Carnaval é o mais aguardado pelos brasileiros. São 4 dias – de sábado a terça-feira e mais o meio período da quarta - em que alguns tiram para viajar e descansar, e outros para aproveitar a folia.

Mas, fique atento para não ter surpresas em seu próximo holerith. A segunda ou mesmo a terça-feira de carnaval são considerados feriados?

Infelizmente não! À luz da legislação em vigor, somente são considerados feriados no Brasil aqueles definidos por leis, lembram os advogados trabalhistas Alexandre Bonilha e Wagner Verquietini, do Bonilha Advogados.

Alexandre Bonilha observa que, por mais incrível e estranho que pareça, o carnaval não se encontra incluso no rol das datas agraciadas como feriado. “Nem todas as datas comemorativas receberam o beneplácito do legislador para serem transformadas em dias nacionais de folga assalariada”, destaca.

Já Wagner Verquietini informa que, apesar de tramitarem no Congresso Nacional dezenas de Projetos de Lei com o objetivo de transformar a terça-feira de carnaval em feriado nacional, o certo é que até hoje este se constitui em apenas um dia festivo e não feriado no sentido que o ordenamento positivo empresta à expressão.

Os advogados observam que a interrupção da prestação dos serviços no carnaval é meramente costumeira, dependendo de acordo e aval do empregador.

“Porém, se o empregador não conceder graciosamente estes dias, ou se não houver acordo escrito para compensação das folgas, os empregados estão, por contrato, obrigados a trabalhar. Se faltarem injustificadamente, perderão os dias de serviço, bem como o descanso semanal remunerado, e ainda estarão sujeitos a penalidades disciplinares”, finalizam Wagner Luiz Verquietini e Alexandre Santos Bonilha.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: