O emburrecimento da população brasileira e mundial

Publicado por: redação
04/08/2011 01:00 AM
Exibições: 146

Por Pedro Lessi (*)

A digitação em teclados e smartphones e aparelhos similares parece ser a forma de escrita do futuro, mas e daí? Por causa disso vamos abandonar a forma maior de escrita, que é a tradicional, ou seja, a letra cursiva? Pois é que o que está acontecendo em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a digitação simplesmente substituirá a letra cursiva nas escolas. Norma aprovada em Indiana, nessa semana, exige que as escolas ensinem as crianças a digitarem, mas não as obriga a treiná-las no uso da letra cursiva.

Esta iniciativa absurda faz parte de um projeto amplo, desenvolvido pelo Conselho de Diretores de Colégios e pela Associação Nacional de Governadores (dos Estados Unidos), e adotado por 46 Estados (o país possui 50) em junho de 2010. Ele delimita as habilidades que as crianças precisam ter. Para eles, a digitação é uma dessas habilidades, mas a escrita cursiva, não.

Esse artigo, entre outros dizeres, menciona que uma das habilidades principais é “usar a tecnologia – inclusive a Internet – para produzir e publicar textos para a interação e a colaboração com colegas”. É importante complementar que os professores tem a opção de continuar lecionando a escrita em letra cursiva.

Esse tipo de medida é totalmente contra os padrões que queremos para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Abandonar a letra cursiva para adotar a tecnologia como principal modo de aprendizagem só contribui para o emburrecimento da população. Pois por mais que vivemos em um mundo altamente tecnológico, não é em 100% dos casos que utilizamo-nos dela para as coisas do dia-a-dia. A escrita cursiva continua coexistindo com a tecnologia e por isso deve ser mantida como método de aprendizagem nas escolas.

Aqui no Brasil, está havendo a substituição da letra cursiva (também conhecida como “letra de mão”) pela letra bastão (de forma). Antes, o aluno era alfabetizado na letra cursiva; hoje, a alfabetização ocorre através da letra bastão. Porém é preciso lembrar que o aprendizado da letra cursiva ainda é ainda fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. Em países, como os EUA, o ensino da letra cursiva é opcional e tende a ser banido nos próximos anos. Quem defende tal prática diz que hoje as crianças não mais necessitam escrever com caneta ou lápis no papel, o que é inverídico, pois a tecnologia não ocupou 100% do dia-a-dia de qualquer pessoa. São práticas como estas que aumentam o emburrecimento da população brasileira e mundial.

(*) Pedro Lessi. Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito de Família, Civil, Processual Civil, Tributário, Imobiliário, Empresarial pela Columbus, University de Ohio, EUA. Lecionou na PUC-SP. Fundou o Lessi e Advogados Associados; o IDELOS - Instituto Brasileiro de Defesa dos Lojistas de Shopping; a ANDEFAC - Associação em Defesa das Famílias Carentes, Anadei- Associação Nacional de Defesa das Igrejas,o  Unigery- Instituto Nacional em Defesa do Nigeriano, e outros que tem como objetivo a defesa dos mais necessitados e contra a discriminação.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: