Maconha pode evitar estresse pós-traumático

Publicado por: redação
14/10/2011 08:00 AM
Exibições: 112

Um estudo de pesquisadores israelenses mostrou que a maconha pode diminuir sintomas de estresse pós-traumático. O dr. Irit Akirav, do laboratório da Universidade de Haifa, desenvolveu uma injeção de canabinoides, uma versão artificial da cannabis sativa, e a aplicou em camundongos submetidos a estresse. A experiência mostrou que a substância bloqueia o desenvolvimento de sintomas de estresse pós-traumático (PTSD, das iniciais em inglês).

O dr. Akirav submeteu um grupo de camundongos de laboratório ao estresse psicológico, físico e mecânico. Os ratos ficaram muito ansiosos, exibindo sintomas semelhantes ao PTSD em humanos: sobressanto acústico exagerado e capacidade de aprendizagem prejudicada.

Os sintomas desapareceram no grupo ao qual foi aplicada a injeção, em um período que variou de 2 a 24 horas. Os pesquisadores depois analisaram o mecanismo do cérebro envolvido e descobriram que os canabinoides agiram em um receptor específico na área de amígdala, que é responsável pela resposta ao trauma.

Os resultados do estudo, publicado na revista Neuropsychopharmacology, indicam que a administração de uma dose de maconha medicinal para os seres humanos que sofrem traumatismo pode evitar os sintomas do PTSD. O grupo agora quer repetir a experiência com voluntários.

Mais informações através do link:

http://www.israel21c.org/health/marijuana-may-lessen-post-traumatic-stress-symptoms

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: