Pernambucana recebe apoio para indicação ao STF

Publicado por: redação
21/09/2012 02:35 AM
Exibições: 31

Dra. Mary Elbe Queiroz tem apoio e experiência necessária para atuar no Supremo

Na semana passada a presidente Dilma Rousseff fez uma indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF), indicou o nome do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Zavascki, para a vaga do ex-ministro do STF, Cezar Peluso - aposentado ao completar 70 anos. Futuras vagas surgirão no Supremo e a disputa promete ser interessante de acompanhar. Na lista dos cotados está a pernambucana, especialista em direito tributário, Profa. Dra. Mary Elbe Queiroz, pós-doutora na área pela Universidade de Lisboa.

A tributarista pernambucana, Mary Elbe, fez parte da lista que chegou às mãos da presidente Dilma Rousseff, quando a escolhida foi a atual ministra Rosa Weber, em dezembro do ano passado. Na ocasião, tinha o apoio do governador Eduardo Campos (PE), de Sindicatos de Auditores Fiscais, da Federação das Indústrias de Pernambuco, da OAB em diversas subsessões e da ABI. Agora, a tributarista, tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco (OAB-PE), dos governadores de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), de Sergipe, Marcelo Déda (PT) e da Bahia, Jacques Wagner (PT). O segredo desse apoio e de seu sucesso profissional deve-se a sua grande experiência no Direito Tributário e à sua visão multidisciplinar do trato público (devido à sua atuação como auditora fiscal da Receita Federal) e do privado (experiência de atuação como advogada).

Reputação ilibada

Advogada e consultora tributária, Mary Elbe, é uma das quatro mulheres com pós-doutorado em Direito Tributário no Brasil e única representante feminina pelo nordeste. É sócia do Escritório Queiroz e professora dos cursos de pós-graduação da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/SP); Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA); Instituto Brasiliense de Direito Púbico (IDP/DF). Ex-professora: Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (ESPGE/SP); Escola de Magistrados da Justiça Federal São Paulo e Escola de Magistrados da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Além disso, ela teve participação decisiva na construção da Lei Geral da Pequena e Micro Empresa de 2006. Sua produção literária também é de primeira escolha nas escolas de Direito tais como: O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, pela editora Manole, em 2004; Do Lançamento Tributário – Execução e Controle, pela editora Dialética, em 1999 e Tributação das Pessoas Jurídicas – Comentários ao Regulamento do Imposto de Renda 1994, Atualizados até 01-01-97, pela Editora da Universidade Federal de Brasília-DF – UNB, 1997.

Toda essa experiência e conhecimento jurídico fazem com que, cada vez mais, a Dra. Mary Elbe esteja bem cotada e apta para assumir e fazer parte do STF como ministra.

Ela tem comentado sobre a questão da dificuldade que os pequenos e micro-empresários têm de abrir uma empresa para deixar de atuar na ilegalidade. Ela aprova a desoneração fiscal na indústria promovida pela presidente Dilma Rousseff e diz que a reforma tributária começa pela desburocratização. Dra. Mary explica os meios legais para que todos sejam cidadãos plenos de direito, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: