Belo Horizonte sedia o 1º Seminário Internacional sobre Mediação (11 e 12 de abril)

Publicado por: redação
05/04/2013 03:47 AM
Exibições: 102
O que é mediação? Com toda certeza grande parte da população não sabe ao certo o que é. Outros vão resumir o significado à prática jurídica, mas, a temática e a utilização da mediação vai muito além dessa área e da solução de um problema.

Para ampliar a discussão do tema, a partir desta quinta-feira, dia 11 de abril, Belo Horizonte sediará o 1º Seminário Internacional sobre Mediação. O evento, que acontecerá no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro), é uma realização da Estação do Saber e do Centro Pedagógico da UFMG e terá uma programação intensa nos dois dias de eventos.

De acordo com a psicanalista, mediadora e coordenadora do Núcleo de Mediação da Estação do Saber, Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira, o objetivo do seminário é debater de forma multidisciplinar e ampliada o entendimento e a utilização da mediação no Brasil. “A mediação ainda é pouco utilizada no país. Na Europa e na Argentina é empregada na solução de conflitos nas várias organizações da sociedade, como em escolas, empresas, comunidades e outras instituições. Para se ter uma ideia da grandeza do tema, durante meu Mestrado, em Buenos Aires, me emocionei muito com o desempenho de jovens estudantes no exercício da mediação, na plenitude de seus aproximados dez anos de idade”, relata Rita.

Especialistas e autoridades confirmaram presença
No evento, desembargadores, secretários de educação, mediadores, educadores e advogados vão contar suas expediências e discutir o futuro da mediação no país. Ao todo são aproximadamente 45 especialistas e autoridades envolvidos nas 11 palestras que compõem a programação da 1ª edição do seminário. Ainda haverá o lançamento do livro “A vida não é justa”, de Andréa Pachá, Juíza da 1ª Vara de Família de Petrópolis (RJ) e a realização 11º Encontro de Twitteiros de Culturais de Belo Horizonte (ETC_BH), com o tem ‘Mediação, educação e redes sociais’.

A psicanalista, sócia diretora da Estação do Saber, membro da comissão cientifica e uma das organizadoras do evento, Júlia Ramalho Pinto, acredita que o seminário é uma grande oportunidade de aprendermos, através das experiências e da visão do outro, toda a amplitude e função da mediação. “É um convite para que diversos atores sociais e instituições possam tecer e construir um pouco mais sobre este campo de conhecimento ainda tão novo”, explica Júlia.

Mais sobre o evento
O 1º Seminário Internacional sobre Mediação é dirigido aos gestores, estudantes e professores dos cursos de Direito, Educação, Assistência Social e Psicologia, que atuam em escolas, empresas, no Judiciário ou com famílias. As inscrições podem ser feitas a partir do site www.fundep.ufmg.br.

O evento conta com comissão científica e organizadora formada pela psicanalista e coach Júlia Ramalho-Pinto; a psicanalista e mediadora Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira; a educadora e gestora educacional Tânia Margarida Lima Costa, a psicóloga Fernanda Campos e o educador Jason Isnard. E conta com apoio do Governo de Minas Gerais, TJ-MG, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG), do Instituto Brasileiro de Direito de Família – seção Minas Gerais (IDBFAM-MG) e do Institut Universitaire Kurt Bösh (Suíça).

1º Seminário Internacional sobre Mediação
Dia: 11 e 12 de abril de 2013
Onde: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro)
Inscrições: FUNDEP - www.fundep.ufmg.br
Informações: (31) 2551-7663/3409-5182/3409-5183 ou seminariointernacionalmediacao@gmail.com

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: