Estudante de Direito em BH preside ONG contra drogas

Publicado por: redação
06/02/2014 12:08 AM
Exibições: 137
Além de apoiar dependentes químicos e seus familiares, a organização realiza levantamentos em campo sobre número de usuários de crack e demais drogas

Pai de cinco filhos e avô de cinco netos, o policial civil Robert William de Carvalho, especialista em dependência química, concilia suas atividades de presidente da ONG Defesa Social | Contra Drogas, com os estudos. Robert cursa Direito na Anhanguera/ Faculdade de Belo Horizonte e foi um dos fundadores da organização, que possui nove anos de existência.

A ONG Defesa Social é uma referência no estado de Minas Gerais por conta do levantamento em campo sobre o número de usuários de crack. “No início, fizemos levantamentos sobre a situação de segurança pública no estado de Minas, e concluímos que as drogas eram um dos temas mais importantes ligados ao ambiente escolar. Iniciamos palestras voltadas aos alunos do ensino médio e fundamental, e a partir daí começaram a surgir casos que necessitavam de intervenções mais qualificadas”, diz o estudante de Direito.

Entre as aulas durante a semana, Robert realiza as atividades rotineiras da instituição que preside. No local são oferecidos atendimentos gratuitos, com encaminhamento para psicólogos e assistentes sociais, ou ainda para atendimento externo na rede conveniada. “Qualquer pessoa pode visitar a nossa organização, mas não fazemos o atendimento em regime de ambulatório ou internação, sendo esses casos encaminhados para entidades e clínicas parceiras”, explica.

Além dos dependentes químicos, a ONG Contra Drogas dá suporte aos familiares dos usuários. Para Robert, o trabalho deve sempre ser realizado junto à família, que em geral são os mais atingidos pelas drogas. Orgulhoso, afirma que foi a primeira instituição a conseguir em Minas Gerais a internação compulsória de dependente químico, sendo esta a primeira no Brasil a ser totalmente custeada pelo governo.

Robert William conclui que sempre foi ligado a questões sociais e espera que com essa formação acadêmica em Direito, possa auxiliar ainda mais a comunidade e as pessoas atendidas na organização. “Hoje trabalhamos em um convênio com o Governo estadual de Minas, e possuímos parcerias de trabalho. Contudo, nenhuma financeira, sendo que os recursos para financiamento dos nossos trabalhos vêm de parte do meu salário e da renda de venda de anúncios de nosso jornal de anúncios”, conclui o acadêmico da Anhanguera de Belo Horizonte.

ONG Defesa Social | Contra Drogas

A ONG Defesa Social foi fundada em julho de 2004 e seu objetivo social é a colaboração na formatação das questões de segurança pública e inclusão social. A principal atuação é focada no trabalho de prevenção ao uso de drogas em escolas públicas de Minas Gerais, com a promoção de palestras e eventos destinados a alunos, educadores e pais. A ONG atua ainda no apoio a famílias de dependentes químicos, e em parceria com a subsecretaria de políticas sobre drogas do Estado de Minas Gerais, procedendo ao encaminhamento de mais de duzentas pessoas para tratamento em clínicas e comunidades terapêuticas através do Centro de Referencia em Álcool e Drogas – CREAD e fazendo o acompanhamento social destas famílias em conjunto com o serviço de psicologia da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas e Instituto Ajudar. Atualmente é um dos componentes do Comitê Institucional de Avaliação de Internações Compulsórias e Involuntárias, criado pelo Secretário de Defesa Social em conjunto com Ministério Público de Minas Gerais (Promotoria da Saúde de Belo Horizonte) Defensoria Pública de MG, Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Instituto Ajudar (OAB) e Sub secretaria de Políticas Sobre Drogas de Minas Gerais.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags:

Mais vídeos relacionados