Argentina, um país governado por um casal de irmãos

Publicado por: redação
14/12/2023 12:38 PM
Exibições: 142
Agencia Brasil/Reuters
Agencia Brasil/Reuters

Tida por muitos como o cérebro por trás do movimento do novo Presidente argentino, Karina Milei mantém um perfil discreto.

 

Com informações da ZAP // BBC

Ela esteve ao lado dele em cada momento da campanha presidencial. E também esteve presente no domingo, dia em que Javier Milei tomou posse como presidente da Argentina.

 

Visivelmente emocionada, abraçou o seu irmão, e ambos saudaram a plateia do palco, onde os seguidores gritavam “liberdade, liberdade, liberdade“. Fiel ao seu perfil discreto, ela não disse muito mais. Sabe-se pouco sobre a sua vida, e é difícil ter acesso a ela.

 

Mas aqueles que conhecem Milei dizem que ela é a “grande arquiteta” por trás do projeto do libertário antissistema. Ela é a sua principal estrategista, conselheira e a figura central de seu agrupamento político, La Libertad Avanza.

 

Sabemos também que Karina Milei estará oficialmente no governo, como secretária-geral da Presidência, cargo para o qual foi empossada este domingo.

 

Isso foi possível graças ao fato de o presidente ter modificado um decreto – assinado por Mauricio Macri em 2018 – que impedia a nomeação de familiares para cargos públicos.

 

Javier Milei chama a irmã de “O Chefe” (no masculino) e repetiu várias vezes que “sem ela, nada disso existiria”.

 

1. A “arquiteta” do fenómeno Milei

Karina Milei é a única irmã do economista libertário. É dois anos e meio mais nova do que ele (ela tem 50 anos e ele, 53). Cresceram no bairro de Villa Devoto, na cidade de Buenos Aires, numa família de classe média.

 

O seu pai, Norberto, era motorista de autocarro, e a sua mãe, Alicia, dona de casa. Frequentaram o ensino básico e preparatório no Instituto Cardenal Copello, uma instituição de ensino católica, e desde crianças tiveram uma relação muito próxima.

 

As suas vidas entrelaçaram-se no ambiente profissional há mais de uma década, quando ela decidiu começar a trabalhar com ele durante as suas palestras como economista.

 

Há quase três anos, Karina Milei está totalmente dedicada à carreira política do seu irmão e ao fortalecimento de La Libertad Avanza, a coligação fundada em 2021 e com a qual Javier Milei chegou ao poder.

 

De acordo com Juan Luis González, jornalista e autor de El Loco, la vida desconocida de Javier Milei y su irrupción en la política argentina (O Louco, a vida desconhecida de Javier Milei e sua irrupção na política argentina, em tradução livre), ela é quem está por trás da maioria das decisões tomadas pelo presidente.

 

“Em qualquer outro partido, os assuntos que Karina monopoliza são divididos entre sete ou oito pessoas. A agenda, as alianças, com qual jornalista Milei fala e com quem não, quem entra no bunker, quem tem acesso à intimidade de Javier Milei e quem não tem”, disse à BBC News Mundo. “Ela é quem tem a palavra final“, acrescenta.

 

O próprio Javier Milei reconheceu que “presta contas” à irmã. E ela, numa das suas raras aparições públicas, disse que ele “é muito aplicado e obedece”.

 

Karina Milei também é a mentora de ideias consideradas bem-sucedidas entre os seguidores do presidente, como o sorteio do salário que recebia como deputado ou as aulas públicas de economia que percorreram o país.

 

“Para ele, Karina é muito importante, é quem o sustenta, conduz e incentiva. E diz-lhe o que deve fazer”, explica o cientista político argentino José Natanson, autor de Por qué? La rápida agonía de la Argentina kirchnerista y la brutal eficacia de una nueva derecha (Por quê? A rápida agonia da Argentina kirchnerista e a brutal eficácia da noba direita). No entanto, antes de tudo isso acontecer, Karina Milei era uma pessoa alheia à política.

 

Formada em Relações Públicas pela Universidade Argentina de la Empresa (UADE), dedicava-se aos seus negócios (teve uma oficina de conserto de pneus e uma confeitaria) e à arte.

 

“É impressionante o crescimento de Karina Milei. Há 2 anos e 8 meses, ela nunca se tinha envolvido com política. Hoje, ela diz a todos: se quiserem fazer parte deste espaço, já sabem a quem ligar“, afirma Juan Luis González.

 

2. Sua protetora na infância

Para os analistas, o papel crucial que Karina Milei desempenha hoje na vida e na carreira política de seu irmão pode ser parcialmente explicado pelo seu papel de apoio no passado. Javier Milei já partilhou publicamente que teve uma infância e adolescência muito difíceis, e a companhia de sua irmã foi essencial nesse período.

 

Além disso, Karina foi fundamental na conturbada relação do presidente com seus pais, a quem ele criticou severamente, alegando ter sofrido abuso físico e psicológico.

 

Entre 2010 e 2020, Javier Milei rompeu relações com os seus pais e, segundo o jornalista Juan Luis González, foi Karina quem conseguiu reconciliá-los antes da pandemia.

 

“Milei tem uma vida muito complexa, com um pai que o agredia, com uma mãe cruel, sem amigos… a única pessoa que esteve ao seu lado a vida toda é Karina Milei”, explica González.

 

Uma visão semelhante é partilhada pelo cientista político José Natanson: “Javier Milei está muito sozinho, com um círculo social muito pequeno, teve uma vida pessoal difícil. E a irmã sempre o acompanhou“.

 

O economista libertário não escondeu a sua admiração por ela e expressou em várias ocasiões que “ela é o ser humano mais maravilhoso do planeta”.

 

“Tirei a sorte grande com a Kari. Ela é a protetora. É a grande responsável por isso. Eu sou o comunicador”, disse em declarações à Crónica TV.

 

3. Perfil discreto

Embora seja reconhecida como a “alma” do projeto libertário, é bastante difícil saber o que Karina Milei realmente pensa.

 

A irmã do “leão” – como os seus seguidores a chamam devido à sua juba – raramente concede entrevistas ou costuma falar em eventos públicos.

 

Também não se relaciona com jornalistas e tem um círculo próximo restrito. Um dos poucos lugares onde fez declarações foi no documentário Javier Milei, a revolução liberal.

 

Nele, a irmã apresenta algumas ideias que foram fundamentais na campanha do presidente. Entre elas, o cansaço com a política tradicional e a sua luta contra a “casta”.

 

“Eles não pensam nas pessoas, acredito que só pensam neles mesmos. Não vejo que tenham empatia com as pessoas. Porque realmente não se importam”, ela diz no filme.

 

Também afirma que “admira” o irmão e que quanto mais o criticam, mais ele se fortalece.

“Não sei se muitos sabem, mas Javier é um dos melhores alunos da faculdade (…). Eu admiro o meu irmão. O que as pessoas veem em Javier é que ele é genuíno“, destaca.

 

Javier Milei disse que quando eram crianças ela era extrovertida e ele introvertido, mas agora “trocam de papéis”. Segundo Juan Luis González, o seu baixo perfil também se deve ao facto de que “não é uma pessoa muito ligada ao restante do espaço político; mantém distância”.

 

“Ela é a grande incógnita e merece um livro mais do que Javier Milei“, disse o jornalista à BBC.

No domingo, após a posse, o presidente – visivelmente entusiasmado e com a voz embargada – fez um juramento à irmã ao nomeá-la secretária-geral da Presidência.

 

Com isso, foi formalizado o papel fundamental que ela desempenhará na gestão.

 

Com informações da ZAP // BBC

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags:

Mais vídeos relacionados