Diálogo - Como usar essa ferramenta?

Publicado por: redação
22/06/2010 08:31 AM
Exibições: 97

Diálogo - Como usar essa ferramenta?

O conflito é inerente ao ser humano. Desde a antiguidade homens lutam pelo poder, pela proteção da família, por seu território, pela sua caça... Muitas vezes o conflito traz com ele a evolução, o progresso. Duas partes que não se entendem, após um conflito, podem sair amadurecidas, mesmo aquela que não foi vitoriosa... Quando duas ou mais pessoas estão reunidas a chance de um conflito é grande seja para: preservar uma ideia, um bem, a tranquilidade, a família, o poder.

Mas e quando o conflito ultrapassa o racional? A violência por motivos banais já se tornou corriqueira. Vizinhos que partem para a violência porque o cachorro latiu demais, ou porque o outro varreu a rua e jogou a sujeira em frente ao seu quintal.

Neste mês passado, por exemplo, duas pessoas morreram durante uma briga de vizinhos. Uma senhora teria varrido o lixo de sua casa para frente do quintal do vizinho do lado e nesse momento começou a confusão.

Os conflitos entre casais também são muitos. As discussões são pelos motivos mais variados: falta de dinheiro, educação dos filhos, falta de carinho e atenção, alguns brigam até pelo controle remoto da televisão. Muitas vezes essas discussões são resolvidas em minutos, mas em outras levam a crises tão fortes que os dois não enxergam outra saída que a separação e em casos mais radicais, a violência doméstica.

A verdade é que todo e qualquer conflito pode ser resolvido apenas com um diálogo franco. Mas por que, mesmo tendo sido dotado pelo dom da fala ao contrário dos outros animais, o ser humano nem sempre consegue conversar? Por que é tão difícil respeitar a opinião do outro? Por que partir para a violência? Por que tantos maridos matam suas esposas e tantas mulheres têm matado seus companheiros após as discussões calorosas?

Fonte:

Sobre Suely Buriasco: escritora e educadora, graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos. Em 2009 lançou seu primeiro romance, o livro Uma Fênix em Praga. Atua como mediadora no Fórum de Ponta Porã, no Mato Grosso de Sul, e junto a Câmara de Mediação do Fórum de Santana, em São Paulo.

Mais informações: www.suelyburiasco.com.br /  WWW.twitter.com/SuelyBuriasco

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: