Tendências para a condução dos negócios

Publicado por: redação
19/02/2011 10:12 AM
Exibições: 81

Tendências para a condução dos negócios

Fabio Vasconcelos Balieiro*

Todos os tipos de ações de marketing envolvem a divulgação do nome da empresa e de seus produtos ou serviços. A única forma de protegê-los é com o respectivo registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É por meio da marca que o público geral identifica a empresa, o produto ou o serviço e avalia sua procedência e qualidade, o que geralmente é decisivo na hora da compra ou do fechamento de um contrato. Assim, as marcas são fundamentais, pois criam vantagens em relação à concorrência e aumentam o volume de vendas na medida em que são reconhecidas em seu mercado, agregando propaganda positiva ao produto ou serviço.

A marca é considerada um bem imóvel e, portanto, integra o patrimônio da empresa, agregando-lhe valor. E o registro é o título de propriedade que garante a proteção contra a utilização indevida de terceiros. Por isso, é de fundamental importância o registro de todas as marcas da empresa.

Cientes dessa importância muitas empresas pretendem aumentar sua capacidade produtiva e aperfeiçoar suas operações em 2011, principalmente na área de marketing. É o que demonstrou pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), no final de 2010, com o intuito de apontar tendências para a condução dos negócios em 2011.

A pesquisa concluiu que 54% das empresas brasileiras planejam expandir seus investimentos na área de marketing, 45% esperam manter os aportes e somente 1% do empresariado pretende conter as verbas destinas a essa finalidade.

Também segundo a pesquisa, os investimentos estarão concentrados em ações de relacionamento (18%), lançamento de novos produtos (15%), estratégias comerciais – como redução de preços e aumento de prazos (14%) –, ações com as marcas (13%) e iniciativas para ampliar o valor dos produtos e serviços ofertados (12%).

As principais tendências detectadas pela pesquisa para o segmento de marketing em 2011 são: investimentos em projetos e práticas sustentáveis; intensificação da atuação em redes sociais; expansão e integração de canais de vendas; novas estratégias para gestão de relacionamento com clientes e demais públicos de interesse; fortalecimento da gestão de marcas; velocidade crescente da inovação; ampliação do escopo do negócio por meio de fusões, aquisições ou parcerias (alianças estratégicas); atuação/foco em segmentos de mercado específicos; e maior conscientização sobre a importância do pós-venda.

Com base na pesquisa, o investimento em recursos intangíveis - como informação, pessoas e marcas – está se consolidando cada vez como foco principal das empresas nas ações de marketing. E deve ser a grande tendência para este ano. Portanto, fortalecer a marca e buscar uma melhor gestão de relacionamento se tornam cada vez mais uma alternativa de resultados na condução dos negócios de uma empresa.

* Fabio Vasconcelos Balieiro é membro do escritório Innocenti Advogados Associados

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: