Procon multa Dunga Alimentos com base em denúncia feita pelo Projeto Criança e Consumo

Publicado por: redação
21/07/2011 06:00 AM
Exibições: 26

Empresa é multada em mais de R$158 mil por campanha abusiva dirigida ao público infantil
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou decisão  do Procon que indica mais uma vitória na luta em defesa dos direitos das crianças. A determinação para pagamento de multa partiu de uma denúncia feita pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, contra a comunicação mercadológica dos Biscoitos Spuleta, uma das marcas da empresa Dunga Produtos Alimentícios Ltda.
A representação enviada ao Procon de São Paulo em 2 de dezembro de 2009 expunha uma série de abusos cometidos no comercial televisivo e no site do produto. O comercial de tevê induzia o consumo excessivo dos biscoitos e o site tinha jogos, animações e música – as duas peças publicitárias tinham forte apelo para o público infantil.

A decisão publicada em 28 de junho de 2011 entendeu ser correta a denúncia e determinou que a empresa detentora da marca pague multa de R$158.240,00.

Mais detalhes sobre o caso:

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=144

Sobre o Projeto Criança e Consumo

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, desenvolve atividades que despertam a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Debater e apontar meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude faz parte do conjunto de ações pioneiras do Projeto que busca, como uma de suas metas, a regulamentação de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil. Mais informações no site: www.criancaeconsumo.org.br.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: