O futuro dos tablets

Publicado por: redação
07/11/2011 08:00 AM
Exibições: 126

Reginaldo Gonçalves *

O governo da Índia está lançando o Aakash, tablet considerado o mais barato do mundo. Montado por uma empresa britânica, ao custo de 50 dólares para o Tesouro de Nova Délhi,   será vendido com subsídios aos estudantes indianos, por 35 dólares. No mercado, custará 64 dólares. O equipamento deverá contemplar, inicialmente, 100 mil estudantes, mas, com a produção em massa, poderá ser ainda mais barato e beneficiar as classes de menor renda. A ideia é promover a inclusão digital das populações com menos acesso à informação.

No Brasil, existe a discussão da desoneração tributária para que empresas produtoras de tablets aqui se instalem e façam um produto customizado. Já existe movimentação no mercado internacional para redução dos preços do produto e distribuição nos diversos países.

Em estudo no Brasil, a venda de um equipamento básico de R$799 poderia chegar a R$550 aos consumidores, com a redução média do impacto tributário, ainda muito distante do equipamento produzido na Índia. O que será discutido daqui por diante serão os diferenciais de cada produto, pois o consumidor não busca somente o preço, mas também quer qualidade.

A intenção no Brasil é popularizar o tablet para que haja uma inclusão digital mais rápida no País, permitindo aos estudantes o acesso mais amplo à informação e assim uma socialização do aprendizado e do conhecimento. Somente esperamos que essa situação realmente beneficie os jovens de renda mais baixa, conferindo-lhes mais oportunidades de estudar, agregar conhecimento e desenvolver carreiras de sucesso.

* Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: