Memórias do Holocausto no IAB

Publicado por: redação
07/05/2012 03:30 AM
Exibições: 47

O Instituto dos Advogados Brasileiros realiza, em parceria com a UNIRIO, o Seminário Memórias do Holocausto, de 07 a 09 de maio. A abertura do evento terá a participação de Fernando Fragoso, presidente do IAB, Luiz Fux, Ministro do STF, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Reitor da UNIRIO e Malvina Tuttman, coordenadora do Seminário.

O seminário conta com amplo envolvimento acadêmico e durante três dias serão diversas mesas de debates, além de exibição de filme, exposição de fotografias e depoimentos. O objetivo central do Seminário é proporcionar debates acadêmicos relacionados ao Holocausto como fato seminal da modernidade ocidental, analisando seus impactos políticos, sociais, econômicos e jurídicos.

Apesar de não ter sido o primeiro genocídio do século XX, o Holocausto - do grego, sacrifício pelo fogo -, levado à frente pelo regime nazista alemão (1930-1945), assumiu estruturas e processos próprios, expondo ao ocidente em escala antes inimaginável seu próprio arsenal de destruição. Em seis anos, de 1939 a 1945, foram exterminados mais de seis milhões de pessoas, dentre elas um milhão e quinhentas mil crianças.

Com impactos imediatos destruidores em vários âmbitos - famílias, cidades, estruturas políticas e jurídicas, organizações sociais e políticas, bens artísticos, o nazismo produziu reações. Deu ensejo à criação da Organização das Nações Unidas e à Carta das Nações Unidas, voltada para a defesa de direitos humanos universais; ao Tribunal de Nuremberg, para julgar os crimes de guerra do Nazismo em bases internacionais; além de provocar a reestruturação do sistema político e jurídico em vários países.

Serviço:

Seminário Memórias do Holocausto

Data: 07, 08 e 09 de maio de 2012.

Local: Plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (07 e 09 de maio) e Centro Cultural do IAB (08 de maio).

Endereço: Plenário do IAB – Av. Marechal Câmara, 210 – 5º andar – Castelo / Centro Cultural do IAB – Rua Teixeira de Freitas, 5 – sala 301 – Lapa.

Horário: ver programação em www.iabnacional.org.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: