Campanha pelos direitos da criança e do adolescente e Mutirões de Orientação Jurídica vão marcar Dia Nacional da Defensoria Pública

Publicado por: redação
16/05/2011 09:00 AM
Exibições: 160

Na próxima quinta-feira, 19 de maio - Dia Nacional da Defensoria Pública, Defensores Públicos de todo o país vão se mobilizar em uma grande campanha pelo direitos da criança e do adolescente e em mutirões de orientação jurídica que serão realizados em 13 estados e no Distrito Federal simultaneamente.

A Campanha Nacional Crianças - e Adolescentes - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente, desenvolvida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) em parceria com as associações estaduais e do DF e Defensorias Públicas de todo o país já começou em vários estados com palestras de educação em direitos nas escolas públicas, abrigos e centros de internação (clique aqui e confira a programação completa).

Em parceria com o caricaturista e escritor Ziraldo, a ANADEP produziu uma publicação especial que traz na capa o mesmo título da campanha nacional. Ao todo, serão impressos e distribuídos - em vários estados - cerca de 50 mil exemplares nas atividades que serão desenvolvidas pelas associações estaduais de Defensores Públicos e Defensorias Públicas durante todo o mês de maio e ao longo do ano em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio à crianças e adolescentes.

"Acreditamos nas crianças e adolescentes como multiplicadores das informações. Ao receber um ensinamento, eles multiplicam, transmitem para a família. Por isso produzimos esta cartilha. Para que as informações acerca dos direitos das crianças e adolescentes cheguem a todos", destaca o Presidente da ANADEP, André Castro.

Mutirões de Atendimento

No dia 19 de maio, 13 estados e o Distrito Federal vão realizar Mutirões de Orientação Jurídica em locais públicos e de fácil acesso para o cidadão que não tem condições financeiras de pagar um advogado e as custas judiciais (Conheça a programação).

Dia Histórico no Paraná

O Presidente da ANADEP participa, no dia 19 de maio, de um ato histórico para a comunidade paranaense. Às 10h, no Salão Nobre do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (Praça Santos Andrade, 50 – Centro - Curitiba), será realizada a solenidade de sanção da Lei que cria a Defensoria Pública no Estado.

Atraso em Santa Catarina

Com a sanção da lei que cria a Defensoria Pública no Paraná, Santa Catarina passa a ser o único estado brasileiro que sonega à população carente o direito de ter acesso à justiça integral e gratuito. Ao não criar a DP, Santa Catarina além de descumprir a Constituição Federal faz com que a população fique privada de ter acesso a vários direitos fundamentais e sociais.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: