Defensoria Pública de SP e Ministério da Educação reúnem-se para discutirem a abertura de creches durante as férias

Publicado por: redação
01/12/2011 12:22 AM
Exibições: 73

A Defensoria Pública de SP e o Ministério da Educação reuniram-se na última segunda-feira (30/11) para discutirem a abertura de creches e pré-escolas durante o período das férias escolares. Um dos tópicos do encontro foi o parecer proferido pelo Conselho Nacional de Educação, que orienta creches a não fornecerem o atendimento durante esse período.

Participaram da reunião o 1º Subdefensor Público Geral, Davi Eduardo Depiné Filho; os Defensores Públicos Bruno Diaz Napolitano e Bruno Miragaia de Souza; o Conselheiro Nacional de Educação, César Callegari; a Secretária Nacional da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, e a Coordenadora Nacional da Educação Básica, Rita de Cássia Coelho.

Segundo o Defensor Bruno Napolitano, dois aspectos fundamentais foram debatidos: a necessidade de alternativas de serviço público que acolham as crianças durante o período de férias escolares e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e interministerial do assunto, por parte dos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social.

A reunião entre a Defensoria Pública de SP e representantes do Ministério da Educação foi solicitada pelo órgão federal, após o recebimento de manifestação por parte da Defensoria em que se argumentava pela necessidade de abertura das creches e pré-escolas durante esse período.

Saiba mais

A Defensoria Pública de SP possui diversas ações em comarcas do Estado em que pede à Justiça a abertura de creches e pré-escolas durante o período de férias escolares.

Em fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado determinou, em decisão de segunda instância, que a Prefeitura da Capital mantenha abertas durante todo o ano as creches e pré-escolas municipais.

A ação civil pública foi proposta por Defensores Públicos que atuam em São Miguel Paulista, após a informação, por jornais de grande circulação e em atendimento jurídico às mães, de que crianças carentes ficariam sem creches entre as festas de final de ano e janeiro. Na ação, os Defensores argumentaram que o fechamento de creches viola a Constituição Federal e a legislação vigente, pois o caráter de assistência social às crianças e seus familiares caracteriza o serviço como essencial, o que o torna contínuo e ininterrupto.

Em novembro de 2010, o TJ-SP também já havia proferido decisão no mesmo sentido com relação a Jundiaí.

Na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, as creches e pré-escolas devem permanecer abertas por força de uma decisão liminar obtida em julho de 2011.

Leia também:

Após julgar ação da Defensoria Pública de SP, Tribunal de Justiça determina que a Prefeitura de São Paulo mantenha suas creches e pré-escolas abertas durante todo o ano, sem período de férias

Defensoria Pública de SP confirma em segunda instância decisão judicial que mantém creches de Jundiaí abertas durante as férias

Defensoria Pública de SP obtém decisão judicial liminar que determina abertura de creches durante período de férias em Mauá

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: