Pesquisa mostra que o SAC ainda é o principal canal de reclamação dos consumidores

Publicado por: redação
19/03/2013 06:49 AM
Exibições: 112
São Paulo, 19 de março de 2013 – Um estudo com 310 pessoas, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão no mês de fevereiro, revela que ainda falta agilidade das empresas para resolver os problemas dos consumidores em relação a produtos e serviços com defeitos.

Do total de respondentes, 100% afirmam que sempre vão atrás dos seus direitos e que os canais mais usados para reclamar são, em ordem crescente, SAC (54,2%), Loja (46,8%), Fornecedor (22,9%), Redes Sociais (16,1%) e Procon (6,1%),

Quanto à média de tempo para a reclamação ser solucionada, mais de 90% dos que participaram da pesquisa afirmaram que levam mais de um dia para resolver suas demandas, sendo que para 35,8% a média é de mais de um mês. A reação dos consumidores é imediata quando precisam reclamar e insistir: 34,2% sentem indignação, 19,7% ficam aborrecidos, 16,5% sentem raiva e 14,2% sentem frustração.

Segundo o especialista internacional em relações de consumo e coautor do livro Feitas para o Cliente, Roberto Meir, o resultado do estudo é preocupante já que expõe uma realidade triste: "No Brasil, as empresas não resolvem efetivamente os problemas, elas apenas os gerenciam, sem dar solução rápida aos mesmos, deixando o consumidor à mercê de sua própria sorte".

O Centro de Inteligência Padrão (CIP) é uma divisão do Grupo Padrão que periodicamente desenvolve pesquisas e estudos a fim de analisar as relações de consumo entre clientes e empresas de diversos setores da economia

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: